29 de março de 2011

A BARCA DO INFERNO III: UMA PRÉVIA

Acredito já ter dado uma boa explicada sobre esse meu novo trabalho que breve será lançado: a adaptação para os quadrinhos de "Auto da barca do inferno" de Gil Vicente, pela Editora Peirópolis, dentro da coleção Clássicos em HQ's. Falando isso para os desavisados que ocasionalmente não leram as duas postagens anteriores. É possível.
Nesse rumo todo, atravessando o caminho, veio uma proposta interessante: participar da revista literária "Pessoa" com uma hq de quatro páginas sobre Gil Vicente. A hq teria roteiro do Delfin, jornalista e responsável entre outras coisas, pelo design da revista e contaria uma situação fictícia tendo Gil Vicente como protagonista numa situação anterior à criação de seu texto mais famoso, o tal "Auto da Barca do Inferno".
Na história, Gil chega a uma taverna na província em que morava em Portugal e lá depara com todas as figuras que posteriormente eternizaria no seu auto: o judeu, a cafetina, o agiota, o padre e sua amante, os cavaleiros templários e é claro, o próprio diabo, aqui se apresentando como... Lúcio.
Dentro do alvoroço da taverna a discussão é sobre o desejo de sucesso de um tal Pedro Àlvares Cabral empreendendo uma viagem às Índias, o qual todos os presentes julgam ser um tremendo equívoco por parte do navegador lusitano. Vale dizer que Cabral foi contemporâneo de Gil Vicente. É à partir daí que o bem bolado roteiro do Delfin parte para uma excelente amarra no final. Claro que não contarei, leiam a hq.
E partindo desse enredo, para mim, estava óbvio que esse quadrinho funcionaria de certa forma como uma prévia para o àlbum a ser lançado com a adaptação e ainda dentro desse raciocínio, optei em usar os mesmo visual dos personagens usados para o "Auto da barca do inferno". Ficaria e ficou, pelo menos ao meu ver uma combinação perfeita. As duas hq's definitivamente estariam ligadas.

O trabalho foi uma parceria da Editora Peirópolis com a revista Pessoa e pode ser encontrada em todas as bibliotecas do país ou pela versão on line.

No resto, é aguardar o lançamento e por enquanto saboreiem, esse petisco.

Um comentário:

Jorge de Barros disse...

Caramba! Muito interesante o roteiro! Avise quando sair!
Abraço!
Jorge de Barros
http://desenhistaeroteirista.blogspot.com/