3 de março de 2018

SUBINDO O OLIMPO TROPICAL (final)


             Em uma das inúmeras, milhares de conversas que tive com o André Diniz ao longos dos anos em nossa longeva amizade, uma ocasião, nesse período que começávamos a trabalhar em Olimpo Tropical, mais especificamente eu, desenvolvendo os estudos dos personagens, falávamos do interesse em comum em trabalhar com outras possibilidades de quadrinhos, no que se refere ao cair no lugar
Capa da edição portuguesa lançada pela Polvo Edições
comum de criar histórias violentas, tanto conceitualmente quanto visualmente, para nós, o momento que cada um vinha passando com renovações pessoais, era esboçar novos caminhos e principalmente novas possibilidades no campo da criatividade. Resumo: esta coisa não nos interessava mais. Porém, o paradoxo estava estabelecido. Com um modo de pensar sobre o trabalho, sobre as coisas que se queria e não fazer pela frente, com uma história justamente falando sobre o violento universo do tráfego na favela? Para o André, estava muito claro, que era algo que precisava contar e, não se tratava diretamente de uma história de violência. Violência por violência. Isso em conversas posteriores, sobre o roteiro em si, foi muito conversado entre nós. 
            Naquele período, dois mil e quatorze, havia terminado Yeshuah – onde tudo está, terceiro livro da trilogia Yeshuah e que fora, uma profunda experiência pessoal e artística que obviamente promovera profundas modificações na minha forma de pensar quadrinhos, especificamente falando. Vale adiantar para vocês que Olimpo Tropical era para ter sido meu primeiro trabalho pós encerramento da trilogia Yeshuah. Não acabou acontecendo. Contrato e publicação já pré-definidas com a editora Polvo de Lisboa/Portugal, algo realmente bloqueou meu processo de criação desta hq. Algo impediu que eu mergulhasse nesse profundo mar que era conceber visualmente o roteiro do André. O pré-julgamento cristão de nós ocidentais, impedia num primeiríssimo momento um mais aprofundado entendimento deste roteiro. Por aí, vale dizer, ou melhor confessar que a coisa realmente não prosseguiu, embora claro, os trabalhos de quadrinização já vinham acontecendo, mas num processo lentíssimo e, nesse tempo acabei lançando Dedos Mágicos, Questão de Karma e Cadernos de Viagem. É claro, que conhecedor da infindável qualidade de narrador de histórias que o André tem e, principalmente um talento de parir personagens demasiadamente comuns, corriqueiros e riquíssimos em suas personalidades e psicologias a serem estudadas (estudiosos dos quadrinhos atentem a isso!), muito me incomodava o fato de não assumir os trabalhos com fervor e disposição desta hq, até porque o meu parceiro e velho e querido amigo esperava isso de mim. 
            Um fato raro onde me arrisco a dizer que provavelmente seja a primeira e única vez que tenha feito até o momento, reli o roteiro umas quatro vezes. Li sequências espaçadas, enfim, fui os poucos percebendo qual era o discurso, as metáforas, os simbolismos que estavam ocultos nos personagens, em seus sentimentos, no cenário em si. Muita coisa acredito que puro entendimento meu e claro, isso é que valeu para que mais que virar o ilustrador do roteiro, eu virasse realmente um coautor, que é assim que tem que ser.
             Não quero me estender em minhas percepções deste roteiro e seus sutis momentos, às vezes fortes, às vezes delicados. Isso é fundamental que seja deixado e principalmente permitido para cada leitor. Um trabalho riquíssimo do André. Quando comentei anteriormente da questão do pré-julgamento, justamente me vi caindo na obviedade de querer escrever ou desenhar roteiros onde o discurso pacífico vinda direto como uma bandeira tremulando, pouco percebendo que as coisas podem vir às vezes muito mais fortes do que as outras explicitadas. Um velho criador como eu, não percebendo essa lei, num primeiro momento, porém, atento para aprender. Uma aula e um aprendizado que me fez mergulhar então, como queria, profundamente na narrativa visual de Olimpo Tropical. O resultado foi mais que feliz para mim, para o André, para os leitores. A obra vem seguindo, desde o seu lançamento, no final de dois mil e dezessete durante o Comic Con Experience, uma história muito feliz, tanto em Portugal, onde foi publicada inicialmente, quanto aqui e com certeza, pelos caminhos que for seguir no futuro. 
            Ficou interessado na leitura deste meu mais recente trabalho? Na loja virtual do meu site está à venda, clicando aqui.
Delírio, medo e tormento na mente de Biúca, o protagonista de "Olimpo Tropical"


Nenhum comentário: