5 de novembro de 2013

UM CAFÉ SEMPRE MUITO BOM DE SABOREAR


           Desde a postagem anterior e seguindo nesta e para as próximas, irei comentar aqui sobre lançamentos de quadrinhos de publicações lançadas por amigos e parceiros no qual tive a honra e o prazer de participar, claro que estamos num período onde muitos lançamentos de quadrinhos acontecem em questão do Festival Internacional de Quadrinhos que acontece na próxima semana em Belo Horizonte/MG. Eventasso que reúne muitos profissionais das HQ’s, editores, autores, fãs, muita, muita gente. Quem puder ir, vá.
           Mas aqui, quero comentar sobre a nova edição, a de número 12, da sempre ótima Café Espacial, publicada pela Associação Café Espacial, capitaneada pelo querido amigo de longa data, Sergio Chaves e que conta com a colaboração de muita gente boa, bacana, artistas de primeiro gabarito. Nesta edição, participam Jão, Lillo Parra, Mário Cau, Daniel Bueno, Alejandro Farias, Gris Aguirre, Lucimar Mutarelli, Lielson Zeni, entre outros, a linda capa é do artista Ebbios.
         No início deste ano, Serginho Chaves me propôs desenhar um roteiro seu de quatro páginas chamado “O retrato de seus olhos”. Um texto poético ambientando num clima denso, contando sobre um homem à procura de um caminho, a sua própria luz. Numa segunda leitura do roteiro, esmiuçando melhor o que me era proposto, entendi várias possibilidades de se trabalhar visualmente esta história, numa interpretação pessoal, livre. Um momento de iniciação, quase um ato xamânico, onde o protagonista sem nome entra ou cai num tortuoso mundo sombrio, chuvoso, denso; perdido aparentemente num primeiro instante e depois convidado por uma substância viva, uma deidade, a despertar deste cômodo mundo sombrio. Despertar para a vida, para o encontro, para o amor. Sentimento expresso de maneira simples, bonita e refinada, como são as coisas que o Serginho faz como é a própria Café Espacial.
           Curioso foi algum tempo depois de finalizar a hq, conversar com o Sergio e constatar que a minha interpretação de seu texto ia até um pouco mais além do pensado, onde entra a própria experiência xamânica: a descida ao fundo do poço para depois subir de volta, renovado, com uma nova visão das coisas. Prazerosa descoberta em um trabalho, numa feliz parceria que proporciona descobertas, acredito que para ambos, Sergio.
            Nesta semana, no dia 9 de novembro, acontece o lançamento desta nova e imperdível edição da Café Espacial, como disse, imperdível. Eu estarei lá, junto com o querido Sergio Chaves, além de outros colaboradores. Maiores detalhes aqui


Um comentário:

Gilberto Queiroz disse...

Puxa! Essa arte da página da Coruja está linda!
Grande abraço,