23 de março de 2016

DAVID ESCARLATE, O HERÓI DO ESPAÇO E SUAS ORIGENS

            Já é conhecido e vivenciado por muitos criadores, artistas, aquela história de algo criado de uma forma completamente descompromissada e sem preocupação com retorno de público. No caso específico meu, leitores. Há alguns anos criei uma série de tirinhas, o qual batizei de Banda Mamão, nome inspirado num antigo Fotolog que tive na época áurea dessas páginas pessoais na internet e que posteriormente virou esse blog aqui, enfim, essas tirinhas eram simplesmente um exercício de criação, de colocar pensamentos, raciocínios sobre diversas coisas, diversos assuntos, pois não me julgava e não me julgo ainda, um cartunista, um autor de tirinhas, um humorista. Como disse, o exercício de criação valia e vale a pena, como constante estímulo. As tirinhas tiveram seu próprio blog e posteriormente passaram a ser publicadas em secção do site do meu estúdio, com um interessante retorno e apreciação dos leitores visitantes.
            Nesse ritmo então, como um criador de Histórias em Quadrinhos mesmo, a questão de contar uma história foi mais forte do que ficar só criando tirinhas de humor ou reflexivas, daí nasceu, ou melhor, voltou (daqui a pouco explico isso), David Escarlate, o herói do espaço. A ideia não era fazer uma paródia a esse tipo clássico dos quadrinhos: o herói espacial, na linha Flash Gordon, Buck Rogers e mesmo Star Wars, embora num primeiro momento possa parecer. As tirinhas aventurescas deste personagem, trariam o sabor daquelas clássicas hq's e filmes antigos, sem a intenção da sátira, mas sim da aventura descompromissada. Vilões tradicionais, malvados, moças em perigo, heroínas intrépidas e um herói valente, audaz, sem medo de nada, se aventurando num universo conhecido e sem fim.
           A premissa dos episódios tirinhas, como batizei, era uma determinada situação em que o herói se envolveria e daí para frente, sua aventura iria ao bel prazer do exercício de imaginação, similar ao que me despus fazer nas tirinhas do Banda Mamão, com a vantagem de estar trabalhando dentro de um campo que conheço melhor que é do que contar uma história.
            Nessas idas e vindas de um despreocupado processo criativo, voltei lá atrás, bem lá atrás mesmo, em 1974, quando um então, menino com seus dez anos criou um herói para seus gibizinhos feitos em cadernos de desenho, coloridos com canetinha Silvapen (velha essa!) e lápis de cor, inspirado num dos primeiros heróis que havia lido e ficado fascinado: Flash Gordon, do grande mestre Alex Raymond. Parte inclusive deste princípio, a intenção de não fazer uma simples sátira, mas homenagear, dentro de uma linha leve, alegre e festiva essa primeira fonte de inspiração e principalmente o produto desta fonte, que então, aquele menino de dez anos fez, e que não me recordo agora quantos gibizinhos desenhados, pois só me restou esse acima.
E aí volto no início deste texto, onde comento sobre as tais coisas criadas de maneira descompromissada e que acabam gerando uma grande simpatia e apreciação do público, dos leitores. Assim foi com as tirinhas episódios de David Escarlate, onde fui descobrindo pela quantidade de visitações no site do Estúdio Banda Desenhada, que semanalmente tem uma ou duas tirinhas postadas e principalmente conversando com muita gente, pessoalmente ou via internet, todos fãs, curtindo as aventuras do herói loirão do espaço. Atualmente venho produzindo e publicando, sua segunda aventura, "Missão Ampulheta Quebrada", onde Escarlate sai na captura do vilão, o terrível Jacamolek, que alterou a estrutura do tempo, trombando neste percursso com vilões reptilianos, piratas cangaceiras, seres interdimensionais e o que mais vier pela frente. Como disse, as tirinhas não seguem um roteiro específico, são feitas no fluxo da consciência, tudo vai acontecendo conforme sento na mesa e vou produzir a tira a ser postada.
           Qual o saldo disso? Prazer, satisfação e contentamento de estar atingindo um público, que principalmente se diverte indo conferir o episódio do dia. Essa é a meta de todos nós criadores, o princípio básico, não? "Missão Ampulheta Quebrada" ainda seguirá mais uns bons capítulos, mas claro, ao seu término, o herói irá tirar um descanso e voltará, para sabe lá o que se aventurar novamente.
           E para os que ainda não conhecem, o herói David Escarlate, aparece semanalmente no site do Estúdio Banda Desenhada, neste endereço aqui .

Nenhum comentário: