16 de abril de 2014

DA IDEIA PARA FINALIZAÇÃO I


            Há algum tempo atrás, o desenhista e editor Mário Latino, me pediu uma arte para capa da edição 86 de seu jornal de tiras Graphiq, um trabalho de fôlego seu que, mensalmente reúne um time de cartunistas de primeira linha que publicam tiras e seus personagens, além de colaboradores, estudiosos e pesquisadores que escrevem sobre o universo dos quadrinhos. Um trabalho de grande qualidade, de grande relevância e de muito carinho, inclusive porque a distribuição do jornal é gratuita.
         Para compôr a idéia da arte para essa capa, num primeiro momento descartei a ideia de trabalhar com algo de humor, engraçado, pois não é a minha praia, por mais que faça minhas tiras do Banda Mamão publicadas no site do meu
estúdio , mas isso é uma outra história, enfim. Quem trabalha com criação sabe que muitas vezes, algumas coisas são pensadas, equacionadas, e, se não obtém ótimos resultados, pelos menos são satisfatórios, e há aquelas ideias que simplesmente vem e dispensam maiores explicações, maiores entendimentos dentro do plano racional. Aí, na minha opinião, pelo menos, se trabalha com a criação instintiva do artista e a interpretação instintiva do leitor, neste caso. E foi por aí, que cometi a arte da capa da Graphiq 86, juntando alguns elementos lúdicos e de memória afetiva do leitor, mas levemente contaminada, que é uma Alice (do país das maravilhas, com um vestidinho que inclusive remete à animação da Disney) um pouco mais, crescidinha, digamos assim, num encontro mágico em misterioso, e claro, o resto da interpretação, se é que se precisa, fica para os leitores. Optei também em fazer a mão o título do jornal, junto com a ilustração, para ficar algo mais rústico, meio antigo, digamos assim, dispensando o uso de fonte do computador sobreposta à arte.
           No canto superior à direita, está o primeiro estudo que fiz, com a primeira intenção da imagem, rabisco rápido mesmo para guardar a idéia e abaixo, a versão em preto e branco, onde usei pincel, canetinhas nanquim descartáveis e bico de pena e posteriormente a versão colorida, numa levada mais monocromática. Enfim, o processo foi esse. Boa apreciada.


Nenhum comentário: