14 de setembro de 2012

HUMOR PRA JAPONÊS RIR

            A revista japonesa "Alternativa" é produzida para dekasseguis (japoneses brasileiros que residem e trabalham no Japão) e vendida em todo país. A publicação traça quinzenalmente um grande panorama social, político, cultural entre os dois países e por isso, aliado à competência, talento e carinho da equipe da redação, "Alternativa" tornou-se com o passar dos anos uma publicação bastante popular. E nessa caminhada tenho a honra de trabalhar com eles há muitos anos numa página de humor quinzenal, como a publicação, chamada Humor com a Banda, nome que faz uma alusão ao nome do Estúdio Banda Desenhada, meu e do Omar Viñole, que trabalha nas cores destas páginas.
            Ao longo de todos esses anos que colaboramos com a revista, muita coisa mudou no perfil editorial e nessa fomos nos adequando e eu, particularmente, fui me adaptando na forma de criar os textos  para essa secção, pois a linha de humor do japonês difere do brasileiro, existem algumas gags de tirinhas nacionais, por exemplo, que não seriam entendidas por lá. Basicamente a página que eu crio e desenho e o Omar coloriza é feita em cima da matéria de capa, o que então, por si só, rende a cada número uma situação, uma história diferente. Para o leitor brasileiro, às vezes a piada, a situação, o humor pode soar simples, despretensioso e sem  "pegadas", mas é assim que o leitor oriental, dekassegui ou japonês vai assimilar algumas questões críticas, sociais ou tragédias, como a terrível tragédia do Tsunami.
            À partir desta postagem, trago para vocês conhecerem esse material que eu e o Omar produzimos e que nunca chegou a sair em publicação impressa no Brasil. Anteriormente, eu vinha trazendo no Blog Mamão, o qual recentemente cancelei, porém quem quiser conferir pode ver por aqui e à partir de agora acompanhar aqui no Banda Mamão.

Nenhum comentário: