14 de fevereiro de 2012

DO CLÁSSICO ORIGINAL PARA O CARTUM FINAL

       
             Vez ou outra, é interessante trazer alguns processos de criação por mais que o resultado final não seja algo tão exuberante assim, uma ilustração complexa, detalhada, nessa linha. No caso específico que trago para vocês, se trata de uma ilustração rápida feita num traço de cartum.
            Esse desenho foi feito dias atrás para uma agência que trabalho há algum tempo produzindo ilustrações para site e revista de um sindicato. Uma das melhores formas de trabalhar é quando o cliente, no caso tanto a agência quanto o sindicato, deixam que o desenhista trabalhe completamente livre dentro do seu campo de criação. É claro que, mesmo com essa liberdade, sempre é importante que ele saiba sobre seu cliente e para que se destina a ilustração.
  
   Mostro então um passo a passo dessa ilustração:


01- O quadro de 1901 do artista Giuseppe Pellizza de Volpedo, "O quarto poder", serviu como referência da ilustração para essa revista do sindicato. O quadro deste artista italiano é constantemente usado como símbolo de ações sindicais.
02-Estudo enviado para a agência já bem próximo do que seria feito na finalização, inclusive com a tonalidade de cores próxima ao quadro original para que assim o cliente entendesse bem a intenção da ilustração.
03-Arte definitiva sem cores ainda, finalizada no pincel e canetas.
04-E último estágio com a colorização do Omar, parceiro do estúdio, baseando no meu rafe e no quadro original.


           Costumo sempre dizer em alguns entrevistas que eventualmente dou para blogs, sites e revistas e mesmo em palestras para estudantes de desenho e comunicação, que é fundamental que o desenhista tenha uma razoável base de estudo, de conhecimento de arte, história, literatura e teatro, pois tudo soma para um trabalho, mesmo que, como disse, seja um resultado modesto como esse, mas acredito eu que eficaz.

2 comentários:

Carlos Brandino disse...

Gosto de ver estes processos de criação.

Anônimo disse...

Espetacular processo de criação!!