30 de setembro de 2011

OS ANTIGOS FANZINES E AS MUSAS DE SUAS CAPAS

           
            Recentemente o velho e querido Moacir Torres, grande mestre dos  quadrinhos infantis   ( http://www.turmadogabi.blogspot.com/) trouxe de volta em sua página no Facebook uma série de antiga capas de fanzines dos anos 80 e 90, muitas pois foi um período muito produtivo em todo país onde despontou muita gente que escreve e desenha e muitos ainda estão na ativa até hoje. Num período em que nem se pensava no computador como objeto doméstico, a coisa toda acontecia via correio para os intercâmbios e xerox, a santa e bendita copiadora era a gráfica dos artistas alternativos.
             Fui  bem atuante, principalmente entre meados dos anos 80 e início dos 90. Nunca cheguei à editar um fanzine, pois lá com minha jovem cabeça de aprendiz de desenhador na época, a curtição era mais de produzir, fazer, contar histórias em quadrinhos.
             Nesse resgate que o Moacir Torres fez dessas capas de fanzines, muitas tinham meus desenhos lá e não por acaso todos com garotas gostosas e óbvio sempre com pouca ou nenhuma roupa. Incrível essa obsessão que os desenhistas tem em fazer mulheres extremamente gostosas e com pouca roupa! 
             Com a profissionalização como ilustrador e na atual fase dos nossos quadrinhos, arrisco à dizer que praticamente não se produz mais esse tipo de publicação independente, principalmente pela facilidade que as gráficas de hoje oferecem em seus custos e pela cabeça dos editores/autores independentes em querer produzir um material mais próximo do profissional. Por outro lado, com a internet e seus infinitos blogs e semelhantes, o jovem autor pode muitíssimo bem montar seu fanzine virtual e torná-lo infinitamente mais acessível pela própria funcionabilidade que a internet oferece.

            Os tempos mudaram e estão mudando. Que bom!!!!!



* Agradecimento muito especial para o André Leal que enviou-me a capa do zine "Profecia"
          

3 comentários:

Érico San Juan disse...

Cheguei a fazer a capa de um Tempo Livre, do Moacir. Nesse fanzine Profecia com a sua capa, Laudo, eu tinha uma HQ, se não me engano. Mas preferia, além de fazer HQs, curtas, editar meus próprios fanzines, como o velho "Só Uma?". Abração.

Planeta Comics disse...

Essa matéria, me deu a idéia do amigo fazer uma matéria no banda Mamão de como nasceram as " Laudianas" como evoluiram e o que é preciso para uma pin-uo ser considerada uma verdadeira " Laudiana"!!! Rs! Fica a dica!

LAUDO FERREIRA disse...

Idéia anotada, Planeta, quem sabe mais para frente, eu troque uma idéia sobre elas, que, vira e mexe aparecem por aqui.