23 de julho de 2011

UM CLUBE COM MUITAS HISTÓRIAS E ALGUMAS DESENHADAS

            Em agosto próximo enfim sairá pela Devir Livraria o "Histórias do Clube da Esquina", trabalho meu (roteiro e desenhos) e do Omar (arte-final e cores) contando momentos da história desse grupo de amigos e músicos mineiros e também não mineiros, ligados a esse movimento musical que teve sua origem no antológico disco "Clube da esquina" de 1972.
           Esse trabalho de certa maneira é uma conclusão de um trabalho que havia começado em 2007 com 15 páginas produzidas para o site do Museu Clube da Esquina http://museuclubedaesquina.org.br/ , este material inclusive, fará parte desse novo livro.
Contar "histórias" ligadas à tanta gente famosa e não famosa, capitaneadas pelo Milton Nascimento, não se trata de uma tarefa tão fácil assim, pois há milhares de "casos" e acontecimentos que sem dúvida, rendem boas sequencias de quadrinhos. Peneirar essa safra nova de histórias para juntar com as já produzidas anteriormente, deu um certo trabalho. No livro, optei em apresentar essa trajetória, sem uma linha linear de tempo e as histórias são contadas por alguns dos principais protagonistas desse momento tão rico para nossa música, como os poetas/letristas Fernando Brant, Marcio Borges e Ronaldo Bastos e alguns músicos como Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e Wagner Tiso.
           Assim como na primeira fase desse trabalho, ou seja, as 15 páginas produzidas originalmente em 2007, o livro não foca sua atenção em casos envolvendo direta ou indiretamente Milton Nascimento, mas passeia por "aventuras" vividas pelos outros parceiros de música e letras do Bituca (Milton Nascimento) e gente, como disse anteriormente, desconhecida do grande público, como o caso da Dona Maricota, mãe de Marcio e Lô Borges, mas não menos influente dentro da história do Clube da Esquina. Há também as histórias das histórias que viraram músicas como o caso da Dona Olímpia, uma velha que perambulava por Ouro Preto nos anos 70 e que se tornou figura folclórica em toda Minas Gerais, e do famoso Beco do Mota em Diamantina, ponto de boêmia famoso por muito, muito, muito tempo.
          Importante frisar que esse trabalho foi um dos selecionados no ProAC Quadrinhos do ano passado.
          Nesse ano de 2011 em que dei um breve intervalo na produção da trilogia Yeshuah, produzindo a adaptação de "Auto da barca do inferno", e agora "Histórias do Clube da Esquina", lançar esse trabalho agora é antes de tudo uma forma de homenagear e agradecer essa rapaziada que muito me marcou e muito me influenciou, com suas músicas, com suas letras . Aliás, eu e um monte de gente do mundo todo.

Nenhum comentário: