28 de junho de 2011

TRÊS VEZES EU

          É aquela velha história, quando se conhece muita gente do mesmo seguimento que você trabalha, é inevitável que, quando encontramos casualmente ou não essas pessoas, esses amigos, que a conversa acabe caindo justamente no tal seguimento que trabalhamos. Quando esse seguimento é desenho então...
        ... além de se falar de quadrinhos, caricaturas, quadros, , ilustrações, enfim, de tudo que é ligado ao universo do desenho, sempre rola algum desenhinho, algum retratinho, alguma caricatura. Eu, tenho a sorte de possuir uma infinidade feita por queridos amigos e conhecidos, grandes cartunistas/desenhistas. Alguns desses desenhos que fizeram desse vosso humilde escriba já cheguei a postar no antigo fotolog do Banda Mamão do Terra http://fotolog.terra.com.br/bandamamao e agora trago mais tres feitos em períodos diferentes, inclusive me retratando em fases diferentes (leia-se físicos diferentes).
Essa caricatura foi feita em 2002  pelo cartunista e artista plástico Paulo Zeminian, querido amigo com quem comecei lá atrás, há muitos anos a trabalhar em eventos fazendo caricaturas. Começamos juntos e passamos poucas e boas em diversos eventos e festas onde atuamos juntos. Vale contar que na ocasião em que fui caricaturado por ele estava num período de grande magreza devido a um doido regime que havia feito.

Érico San Juan, piracicabano na veia, figura importante e atuante do famoso Salão de Humor de Piracicaba, é um cartunista e humorista de mão
cheia e raciocínio, digamos, bem picante, bem mordaz, quer em suas tirinhas, cartuns, quer em seus textos que periodicamente publica em seu blog. Essa carica foi feita em uma visita à minha residência em 2007, período em que lançou o seu jornal "Caricaras", jornal de humor com textos, fotos e cartuns do seu Érico, onde na capa ele fazia a caricatura da pessoa. Grande sacada que teve grande retorno pro homem. Claro, uma de suas mais deliciosas criações é justamente seu alter-ego publicado nas tirinhas "O pamonha de Piracicaba" e acreditem, de pamonha esse caipira do cartum nada tem.
Roberval Sales, outro querido amigo e vizinho  aqui no bairro da Pompéia, em São Paulo. Esse desenho foi feito em 2008 durante a famosa Feira de Artes do bairro realizada anualmente. Na ocasião estávamos eu e ele na banca de quadrinhos do coletivo 4ºMundo, eu fazendo caricaturas ao vivo e ele dando uma assessoria para todos.  Como a pratica do Roberval é quadros, artes plásticas, a minha versão feita por ele  saiu mais como um retrato do que uma caricatura. Enfim, a todos, claro, meu agradecimento por essas lembranças que ficarão guardadas comigo  e no carinho de sempre.
Onde encontrar esses caras:


Nenhum comentário: