16 de julho de 2021

QUAL É A CARA DO SEU PERSONAGEM? pt. 02

 

            

           

            Há muito tempo os quadrinhos saíram de sua fonte, de sua linha básica de narrativa e expressividade imagética, acho até que se dispensa dizer isso, mas enfim, sempre é bom reiterar pois os desavisados, os desinformados estão sempre de plantão. No que se refere à criação do concept de um personagem, muito se evoluiu. Hoje em dia temos personagens riquíssimos em seus perfis psicológicos e que em alguns casos até, quando transpostos para outras mídias como no caso o cinema, muito comum hoje em dia, às vezes, essa transposição fica devendo para o personagem e sua versão original, os quadrinhos. Pois à vastidão que se criou tanto psicologicamente quanto cenicamente para esse personagem e seu universo nas hq’s , que numa adaptação para o cinema, em alguns casos, fica-se restrito aos conceitos originais.

            É importante dizer, e aqui falo mais diretamente com os desenhistas, que é fundamental estudar as formas que vai se trabalhar a expressão física dos personagens, como serão mostradas as emoções na face desses indivíduos ficcionais. Uma sugestão importante é estudar outras mídias, além dos quadrinhos em si:  cinema, teatro, dança, literatura, o que for possível. Entender como emoções são mostradas nessas outras formas de arte. Como em um filme e seu ator, o personagem em uma hq em sua expressão pode agregar outros sentimentos além daquele que se está mostrando no texto dentro do balão, ou em outros casos, uma expressão pode até dispensar textos, dando assim um peso dramático muito maior do que se buscava. O estudo de outras formas de arte pode propiciar um outro campo para sua criatividade na hora de produzir uma história em quadrinhos. Basta simplesmente você como aluno, como pesquisador, dar-se a liberdade para que esses novos elementos venham agregar e aí, essas informações irão se transformar em qualidades para sua arte.

            Pense, por exemplo, que um sorriso pode significar muita coisa, além dos sentimentos óbvios. Simples assim. Um olhar pode trazer infinitas possibilidades. Há que se travar um duelo mortal apenas com troca de olhares. Pense nisso. Como disse na postagem anterior, essas dicas podem funcionar tanto para o desenhista que também escreve seu roteiro como para o que vai trabalhar com roteiro de um escritor.

Sequência de "A história do ovo", às vezes a expressão no rosto do personagem pode dizer
mais que um balão de fala.



          Mas é claro, esse processo, se existe uma busca por ele, há que se entender que tudo leva tempo para aprimoramento e, consequentemente chegar a melhoras, uma maestria, embora a busca sempre irá acontecer, esqueça um pouco então, a tal “maestria” e concentre-se na busca. O processo é simples, é estudar essas outras artes dentro do que busca para sua. Olhar os outros campos e ver o que eles podem trazer de útil e bonito para o seu.

       Imagine seu personagem como ele será visualmente quando for criar seu concept, saia do lugar óbvio que tanto se fez e consequentemente se desgastou nos quadrinhos. Tipo físico. Rostos. Como ele se veste? Saia do seu guarda-roupa e do guarda roupa de seus conhecidos e imagine o mundo de seu personagem. Se for algo tão fora do seu dia a dia, aquela velha regra: pesquise. Esqueçam, os meninos, por exemplo, que uma garota sensual, precisa necessariamente se vestir de modo excessivamente provocante. Pode justamente ser o contrário. Há outras formas de se mostrar sensualidade. Isso é único exemplo, bem simples, pois as possibilidades são infinitas.

         


No topo deste texto, coloquei uma sequência de expressões que fiz testando algumas possibilidades. Para isso o uso de um espelho foi importante. 
Um outro ponto comentado que foi os figurinos, vale fazer uma boa pesquisa e criar uma pasta no seu computador com essas referências, daí, quando for trabalhar na hq é só procurar nela e, caso não ache aquilo que pensou, o universo da internet é vasto.

          Acho que ainda vale uma postagem a mais onde quero esmiuçar um pouco mais essa questão com vocês. Topam?


Nenhum comentário: