25 de maio de 2018

AS HISTÓRIAS QUE COMPÕE O PLANO DE VOO 1ªparte

Capa da edição

              No ano passado a editora paulistana Criativo lançou uma nova coleção de seus álbuns voltados à artistas da ilustração e quadrinhos, a Graphic Book, trazendo material inédito de alguns artistas e obras já esquecidas pelo tempo e nunca mais republicadas, muita coisa boa e principalmente um resgate da produção nacional de quadrinhos. E foi através deste selo, Graphic Book, que lancei Plano de voo, coletânea de hq’s curtas que fiz ao longo dos anos para algumas publicações como a revista Café Espacial, Fierro Brasil e Clássicos revisitados, entre outras. A contracapa traz um texto do Sergio Chaves, editor da Café Espacial, revista cultural  longeva o qual tive o prazer de participar desde o primeiro número, além de roteirista e parceiro de meus últimos trabalhos, fazendo toda a parte de edição e edição de arte.  Quero então apresentar para vocês, o processo de criação das hq’s que compõe esse álbum, como e por que fui faze-las, principalmente criar suas histórias, o que motivou, qual os caminhos que elas levaram. Processos estes interessantes para quem aprecia e acompanha meu trabalho, assim como para novos e já nem tanto jovens assim criadores de quadrinhos, pois trocas de informações sempre são importantes.
- A QUEM INTERESSAR POSSA, roteiro e desenhos meus com tons de cinza do Omar Viñole e publicada originalmente na revista Fierro Brasil nº2 no ano de 2012.  O convite para produzir uma hq de três páginas para a segunda edição da versão brasileira da revista argentina Fierro, veio num período em que eu passava por uma crise artística, onde entre tantos conflitos me questionava a serventia, a validade do que vinha fazendo, o porquê de ainda fazer quadrinhos, a eterna dúvida se o meu trabalho se comunicava com alguém. Uma onda terrível onde se é levado e em alguns casos morre-se afogado neste oceano depressivo. Porém, em meio a toda essa carga negativa, existia um ponto dentro de mim que sabia que não valia a pena sofrer tanto e que muito mais importante era manter o sonho, aquilo que até então vinha me alimentando. Convite feito, resolvi então arriscar trabalhar em cima desta crise pessoal na hq e usar os dois contrapontos, o artista e seu problema pessoal e uma consciência falando enfim do quanto importante é manter-se fiel a seu sonho e essa consciência estava representada numa personagem sem nome, jovem, sexy, de estilo moderno. A musa. Aqui nesta hq os dois únicos personagens, o artista e a musa, são as variáveis de minha personalidade.
Sequência inicial de "A quem interessa possa"

- BELLA SENZ’ANIMA, roteiro e desenhos meus, publicada originalmente na revista Pâncreas nº02, no ano de 2010. O título desta hq foi inspirado na velha canção italiana de título homônimo e nada mais é que um exercício de fluxo da consciência, deixando a cabeça correr solta e em cima do clima que a canção pôde me gerar. Claro, há a pergunta: por que essa canção? A resposta faz parte daquelas coisas muito difíceis de explicar e vale acrescentar que não sou nenhum fã da referida canção.
-O RETRATO DE SEUS OLHOS, roteiro Sergio Chaves e desenhos meus, publicada originalmente na revista Café Espacial nº 12, no ano de 2013. Primeira vez que ilustrei um roteiro do Sergio e justamente ele coube como uma luva dentro de uma linha de histórias que gosto muito de trabalhar. Um brevíssimo momento em à mente do protagonista para dentro de um outro campo onde o sentimento é exposto ao máximo para que algo a mais e verdadeiro seja descoberto. O clima é ao mesmo tempo de pura poesia, lisérgico e onírico, onde o texto do Sergio foi preciso e inspirador para que eu compusesse as imagens.
Poesia e clima onírico em "O retrato de seus olhos"

- O HOMEM QUE NÃO SORRIA, roteiro e desenhos meus, publicada originalmente na revista Máquina Zero nº 02 no ano de 2015. A ideia desta hq é muito similar a Questão de Karma, ou seja, algo que partiu de uma situação única, um tópico, que então gera todo o roteiro. No caso deste quadrinho trata-se justamente do que o título já diz: um homem que nunca sorria e para compor essa característica que é na realidade um drama para o protagonista, a trama conta a história de um homem casado com a filha de um milionário e este amaldiçoava o dia em que sua única herdeira resolvera se casar com um zé ninguém, pobretão. Disposto a amarrar seu genro a uma tragédia pessoal para o resto de sua vida, esse velho no leito de morte diz que irá abençoar seu casamento e deixar toda a herança para sua filha e para ele, se cumprir uma promessa para o resto de seus dias: nunca mais sorrir. Após fazer esse estranho pedido o milionário morre deixando então o protagonista sem muita opção e este resolve seguir à risca o pedido do sogro, porém as coisas acabam saindo do controle.

Para que esta postagem não fique tão grande irei dividir em duas partes, portanto na próxima falo sobre o resto das hq’s que compõe o álbum Plano de Voo.
E claro, se ficou interessado em conhecer de perto e ler essas hq’s, ela está à venda na loja virtual do meu site .

Nenhum comentário: