6 de abril de 2016

A VOLTA DE YESHUAH

                  Nesta semana, nos dias 9 e 10 de abril, acontece o Festival Guia dos
Quadrinhos,  um evento já tradicional aos fãs e leitores de hq's, e esse ano estará maior que suas versões anteriores, em um novo local e de maiores proporções, inclusive com um espaço dedicado somente aos artistas, que poderão vender suas publicações, originais, camisetas, além de terem um contato direto com o leitor. Algo sem dúvida alguma, muito
importante, principalmente para o autor, ter esse contato direto com o fã/admirador do trabalho ou futuro leitor. Em cada evento, um artista dos quadrinhos é homenageado, com uma exposição de originais, mostrando alguns momentos de sua carreira e nesse ano de 2016, tive a grata honra de ser homenageado. Serão aproximadamente, pelo que minha já não tão boa memória recorda, 22 originais, mostrando alguns trabalhos significativos meus, como a trilogia Yeshua, Dedos Mágicos, Zé do Caixão, entre outros.
             
Mas, sem dúvida, o grande momento para mim, durante o Festival Guia dos Quadrinhos, será o lançamento de Yeshuah Absoluto, publicado pela Editora Devir, edição encadernada que compila a trilogia original, Assim em cima assim embaixo, O círculo interno o círculo externo e Onde tudo está, também publicado pela mesma Devir. São 544 páginas, numa belíssima edição, onde além da obra completa, traz também 16 páginas coloridas de extras, com estudos dos personagens, cenários, figurinos, referenciais fotográficos usados em muitas sequências da hq, livros e cd's usados como pesquisa e trilhas para trabalho, versões de páginas a lápis e depois finalizadas pelo Omar Viñole, muita coisa. Um livrasso que a editora fez, presenteando principalmente os fãs dessa trilogia.
              Para mim, em especial, foi também um presente, um belo presente, ver Yeshuah voltar para mim, mais bem editado, impresso, como deve ser, modéstia à parte. Falo isso, pois como já comentei aqui no blog e em vários outros seguimentos, geralmente depois de lançado um trabalho, passo por um processo de despreendimento e, por mais que pode parecer um raciocínio óbvio, chavão, a obra passa a ser do leitor, pois será ele que irá desfrutar, ter suas vivências, suas emoções, suas reações, enfim, sua relação e será através dele, que a obra irá perdurar ou não. De minha parte, tudo já fora feito, experenciado, entendido, aprendido. Assim então foi com a trilogia Yeshuah, lançada respectivamente em 2009, 2010 e 2014, o qual teve essa edição encadernada sugerida pela própria editora. Pensar e ver essa edição agora, foi de grande alegria, como disse, um presente para mim, pois causou então, uma nova interpretação da obra e consequentemente uma nova leitura, acredito que, os que forem adquirir Yeshuah Absoluto, terá essa mesma impressão.
             Alguns críticos, jornalistas e amigos artistas apontam Yeshuah, como meu melhor trabalho. Acredito que sim. Não penso muito nisso. Nunca pensei antes e não penso agora. Vou adiante, buscando coisas novas, sempre, é claro. Mas indubitavelmente a expressão de amor nele contido, pode ser e será única.
           
Para quem quiser saber mais detalhes sobre o Festival Guia dos Quadrinhos, é só conferir no site do evento.

Nenhum comentário: