15 de agosto de 2023

QUANDO UMA CAPA FEZ A CABEÇA DE UM JOVEM FUTURO ARTISTA


            Dias atrás cruzei com essa  imagem de uma capa das antológicas publicações de terror brasileiro produzidas nos anos sessenta e setenta pela Editora Taika, casa editorial brasileira responsável por muitos títulos de quadrinhos brasileiros, como faroeste, guerra, humor, mas claro, o terror era o sucesso da Taika e o grande mestre ítalo-brasileiro Nico Rosso uma das grandes estrelas da editora. Essa capa em especial é de sua autoria, nem precisaria dizer, pois dá para perceber claramente nessa icônica assinatura. 

            Mas o motivo de comentar sobre essa capa é justamente por ser ela o gatilho como se está em moda dizer hoje em dia,  para uma nova percepção para o que se ler e principalmente para o que se criar em termos de quadrinhos. Isso digo de um menino lá no distantes anos setenta, consumidor irreparável desses títulos da editora Taika e que já fazia suas hq's. Essa ilustração mexeu profundamente com aquele muito jovem Laudo, claro pela sua dose excessiva de erotismo, mas pelo clima aí mostrado, o rosto sombrio e ameaçador, porém ao mesmo tempo enigmático do Drácula.  Lembro, se é que posso ter uma lembrança absoluta de algo que deve ter aproximadamente uns cinquenta anos, que quando vi essa capa, esse gibi nas bancas de São Vicente (cidade que nasci e morei até final dos anos setenta) ter tido esse tremendo impacto mas também ter demorado algum tempo para tomar coragem e comprar especificamente esta capa,  temendo bronca, puxões de orelhas do meu pai. Um adendo, não que já não comprasse outras publicações de terror na época, mas não com essa força, digamos assim. Pelo quase nada que me recordo na sequência, meu pai viu essa capa, ou teria sido minha mãe?... lembro da bronca... ela houve... mas parece que no final a coisa acabou seguindo e o gibi ficou comigo sem problemas... pois o material interno, mesmo sendo terror era mais "ameno", posso dizer.

Arte fantástica deste mestre absoluto que foi e é Nico Rosso

             Nico Rosso, como disse, foi uma das grande estrelas dessas publicações da Taika, me influenciou de uma maneira única, e claro, principalmente pelo seu jeito de desenhar mulheres.  À partir daquele período comecei a comprar outras publicações de outras casas editoriais com arte deste mestre, como o caso da coleção Clássicos da Literatura Juvenil,  da editora Abril, trazendo, como o próprio título dizia, obras máximas da literatura mundial ricamente ilustradas por grandes artistas nacionais e Nico Rosso frequentemente trazia suas artes para maravilhar essa coleção. 
            Claro, não foi Disney, nem Maurício de Souza ou coisas assim que fizeram a cabeça daquele menino futuro desenhista... teve super-heróis... teve muito humor (Recruta Zero, fui e ainda sou fã) mas teve muito Nico Rosso e suas vampiras e monstros estranhos...
            Mas essa conversa que agora trago para vocês é para de certa forma deixar registrado essa história peculiar sobre um gibi para adultos, que então e como sempre foi, muitos jovens e moleques liam, que marcou-me de uma maneira única e ajudou de maneira integral à moldar meu trabalho, lançando sua primeira semente que seria depurada e entendida com o passar dos anos e talvez ainda esteja sendo entendida e depurada, nem só por esse primeiro conteúdo que comentei incialmente, mas o tanto mais de coisas que pode trazer em si enriquecendo o trabalho e buscando sempre sua cara.


Uma das raras fotos de Nico Rosso



 


Nenhum comentário: