24 de janeiro de 2012

CONVERSA ENTRE AMIGOS

         Na próxima quinta, dia 26 de janeiro, vai acontecer na loja de quadrinhos Gibiteria o Dossiê HQ, evento criado pelo proprietário Octávio Costa com o objetivo de trazer artistas dos quadrinhos à loja para um bate-papo falando sobre seus trabalhos, influências, hq’s em geral. Já foram lá, caras de peso como Spacca, Danilo Beyruth, Marcatti e esse vosso escriba. E agora, em 2012, a Gibiteria então, retoma Dossiê HQ.
          A idéia de retomar o evento foi gerada por mim no final do ano passado e apresentada ao Octávio que topou logo de cara. Chamei quatro artistas do primeiro gabarito dos quadrinhos nacionais, e amigos e parceiros, antes de tudo: o roteirista Daniel Esteves, criador da deliciosa série Nanquim Descartável entre outras coisas, o roteirista e desenhista André Diniz, autor de obras fundamentais como Morro da Favela e Quilombo Orum Ayê, Will, desenhista de traço ímpar, criador dos personagens Sideralman e Demetrius Dante e Caio Majado, desenhista, parceiro de Daniel Esteves no recém-lançado e ótimo, por sinal, Três tiros, dois otários para um bate-papo.
           Nesse primeiro Dossiê HQ de 2012 com esse time de feras dos quadrinhos, a proposta é sair da habitual conversa que geralmente acontece onde o artista fala de maneira básica do seu trabalho ou na maioria das vezes, sobre o atual panorama do quadrinho nacional, do mercado de hq’s e coisas deste tipo. Não que esses assuntos não sejam imprescindíveis, fundamentais, pelo contrário, saber a opinião de artistas, criadores de quadrinhos num momento histórico como este que estamos vivendo dentro das hq’s nacionais é de absoluta importância, porém, a idéia é aprofundar mais na criação pessoal, quais os caminhos, quais as coisas lá de dentro de cada um que motiva a criação, quer no roteiro, quer no desenho, quer no porque tudo isso virar uma história em quadrinho. Tentar destrinchar a cabeça desses autores e tentar descobrir o que faz as obras destes homens, destes artistas serem tão apreciadas, faladas e premiadas.
           Eu, na minha humilde condição, e falo isso sem falsa modéstia, pois isso não é característica minha, espero conseguir alguma coisa do que comento acima, nessa conversa que, sem dúvida, antes de tudo, será um delicioso bate-papo com amigos e artistas talentosos, sérios e compromissados com suas artes, que por um acaso, se chama História em Quadrinhos.

           Preciso pedir para você aparecer lá?

-Dossiê HQ recebendo Caio Majado, André Diniz, Will e Daniel 
 Esteves
 Dia: 26/01/2012 às 20h.
 Gibiteria: Praça Benedito Calixto, 158 - 1ºandar
            São Paulo - SP
 Fone: (011) 3167-3848
          

Nenhum comentário: